Edmundo,
o procedimento correto é antes de receber a mercadoria, exigir que seu fornecedor envie o arquivo XML da NF-e referente à compra. Após o recebimento é obrigação da empresa checar, junto à SEFAZ de origem, se aquela nota foi autorizada, se a assinatura digital deste documento é válida e se o arquivo está correto e não foi corrompido no ato da emissão. Após o recebimento do XML e o devido tratamento do mesmo, a empresa está pronta para receber a mercadoria acompanhada pelo DANFE, que contém as informações e deve ter seu conteúdo correspondente com o XML que a empresa recebeu. Estas verificações são complexas, envolvem códigos extensos e demandam recursos de mão-de-obra.
Porém, podem ser desenvolvidas soluções baseadas no SAP XI/PI que visando automatizar estes processos de entradas, promovendo a integração necessária . Acesse o link: http://www.sap.com.br/sapforum2012/agenda/apresentacoes/10293.pdf
e veja o case da empresa Toledo, apresentado no SAP Forum 2012.
Para os casos de documentos saída o desenvolvimento de soluções baseadas em PI/XI ou em web services via protocolo SOAP, que é um protocolo síncrono, podem garantir que o SAP aguarda uma resposta da sua requisição.
Espero ter ajudado.